| Campuseiros Inventam | Campuseiros Empreendem |

 

Você, dono do seu projeto

O principal desafio do Campuseiros Empreendem consistiu em estabelecer um espaço para que os campuseiros fizessem a exposição das suas ideias de negócios e projetos empreendedores em busca de oportunidades que os ajudassem a torná-los realidade.



PROJETOS VENCEDORES DO CAMPUSEIROS EMPREENDEM GERAL

Primeiro colocado: Sieve

Responsáveis: Felipe Salvini, Felipe Hlibco, Rafael Nunan, Flavio Caetano, Felipe Castro, Flora Saramago, Rafael de Paula, Ruy Fortini, Victor Hugo Marques

O premiado se trata de uma solução online que proporciona inteligência competitiva aos players do comércio eletrônico.

Com o Product, o usuário pode acompanhar, em tempo real, a disponibilidade e o preço de produtos em diversas lojas virtuais simultaneamente. Entre as funcionalidades oferecidas destacam-se gráficos de histórico de preços por produto e a exportação das informações em relatórios com apenas um clique.

O Product é atualizado por um exclusivo crawler desenvolvido pela Sieve, que conta com mecanismos de configuração, monitoramento e controle integrados, garantindo rapidez às rotinas e confiabilidade aos dados extraídos.

Ao contrário dos sites comparadores de preço convencionais, que listam apenas alguns poucos produtos selecionados, o Product monitora todos os produtos cadastrados pelo usuário. A ferramenta também disponibiliza dados confiáveis e atualizados a cada 5 minutos, graças à tecnologia exclusiva da crawling desenvolvida pela Sieve.

Segundo colocado: Mailee.me

Terceiro colocado: Pligus


PROJETOS VENCEDORES DO CAMPUSEIROS EMPREENDEM APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Primeiro colocado: LiveSync

Responsáveis: Amure Pinho, Renan Protector, Pedro Franceschi, Eduardo Zapata e Marco Antonio.

Live Sync é uma plataforma que “mobiliza” o conteúdo de qualquer evento, em qualquer lugar, e o torna acessível por qualquer plataforma. Fácil, e rápido para implementar e simples para o usuário final, é uma solução móvel completa de conteúdo para eventos, workshops, festivais e conferências.

Foi construído sobre um framework que entrega o conteúdo armazenado no servidor adaptado para qualquer smartphone moderno com conectividade na internet. Não precisa de download, estando baseado na Web e acessível de através de qualquer mobile browser. Ainda assim, tem design e usabilidade de aplicativo.

Segundo colocado: Pé2

Terceiro colocado: Ippon

Projeto FIRST

"Internet do Futuro" é um dos campos mais dinâmicos em matéria de inovação, tanto na Europa como na América Latina. FIRST é um projeto financiado pela Comissão Européia que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento neste campo na América Latina, através da cooperação internacional, em particular, na extensão de plataformas tecnológicas existentes na Europa.

Na Campus Party Brasil, a palestra do Projeto FIRST se concentrou em uma das plataformas tecnológicas, que fora definida como uma das mais interessantes para a comunidade brasileira de TIC, o e-mobility.

Programa

15:00 Palestra: As plataformas tecnológicas e seu potencial no Brasil: E-Mobility

15:30 Apresentação de projetos finalistas do concurso Campuseiros Empreendem, categoría Aplicativos Móveis

16:45 Encerramento


Como funcionou

O participante deveria preencher o formulário, fornecendo informações relevantes sobre sua ideia de negócio. O processo foi aberto a qualquer pessoa que quisesse participar de forma individual ou como integrante de uma equipe, contanto que seu projeto fosse inovador e estivesse relacionado com tecnologia.

Esta edição teve duas categorias distintas:

1) Campuseiros Empreendem Geral:
focado em projetos inovadores e relacionados à tecnologia;
2) Campuseiros Empreendem Aplicativos para Dispositivos Móveis: voltado a aplicativos desenvolvidos para  smartphones, PC tablets e palms;

Projeto FIRST

"Internet do Futuro" é um dos campos mais dinâmicos em matéria de inovação, tanto na Europa como na América Latina. FIRST é um projeto financiado pela Comissão Européia que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento neste campo na América Latina, através da cooperação internacional, em particular, na extensão de plataformas tecnológicas existentes na Europa.

Na Campus Party Brasil, a palestra do Projeto FIRST se concentrará em uma das plataformas tecnológicas, que fora definida como uma das mais interessantes para a comunidade brasileira de TIC, e-mobility.

Programa

15:00 Palestra: As plataformas tecnológicas e seu potencial no Brasil: E-Mobility

15:30 Apresentação de projetos finalistas do concurso Campuseiros Empreendem, categoría Aplicativos Móveis

16:45 Encerramento

De todos os projetos recebidos, a organização da Campus Party selecionou 30 candidatos (20 para o Prêmio Geral e 10 para a categoria de Aplicativos para Dispositivos Móveis) com maior potencial para que pudessem expor seus projetos durante a realização da Campus Party Brasil 2011. A categoria de Aplicativos para Dispositivos Móveis fez parte de uma parceria entre a Futura Networks, a Escola Politécnica da USP e o Projeto FIRST, da União Européia.

No evento, o campuseiro precisou realizar uma apresentação de 20 minutos, entre os dias 20 e 21 de janeiro de 2011, diante de um juri formado por pessoas indicadas pela organização da Campus Party que selecionou os projetos finalistas do concurso.

Na sequência, todos que passaram à final tiveramr a oportunidade de reapresentar seu projeto durante 5 minutos a um comitê no qual faziam parte consultores e investidores, que avaliaram cada uma das propostas apresentadas e tiveram a grande responsabilidade de escolher os grandes vencedores das duas categorias.

Premiação

Prêmios para a categoria Campuseiros Empreendem Aplicativos para Dispositivos Móveis


O SEBRAE ofereceu uma vaga para o seminário Empretec para cada um dos três melhores colocador da categoria Aplicativos para Dispositivos Móveis. O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU e implantada no Brasil pelo Sebrae, cujo o objetivo é desenvolver comportamento empreendedor e potencial competitivo nos participantes.

Já a VIVO chegou com tudo para entregar, aos três primeiros colocados desta categoria, alguns prêmios bastante especiais: um tablet, um smatphone e um modem 3G.

Prêmios para a categoria Campuseiros Empreendem Geral

A Aceleradora, uma rede de mentores e formadora de empreendedores, ofereceu um processo de mentoring personalizado e detalhado para os três primeiros colocados da categoria Campuseiros Empreendem Geral. O primeiro lugar ganhou oito horas de mentoring; o segundo lugar, seis horas; e o terceiro, quatro. Todos os vencedores, além das horas, receberam uma carta de apresentação do empreendedor, recomendando-o a investidores parceiros da Aceleradora.

A Fundação Vanzolini ofereceu ao primeiro e segundo colocados de Campuseiros Empreendem Geral dois cursos de capacitação. O grande vencedor recebeu uma vaga no curso “Gestão Estratégica da Inovação” e o segundo colocado, no curso “Gestão de Projetos”.

Prêmios para ambas categorias:


A Microsoft, através de sua incubadora, a BizSpark, deu R$5.000,00 para o grande vencedor de cada categoria de Campuseiros Empreendem. Além disso, o Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital, o GVcepe da FVG-EAESP, deu aos três primeiros colocados de cada categoria a inscrição e o posicionamento nas feiras regionais da competição de Startups “Desafio Brasil 2011”, sendo que cada um destes poderá escolher em qual eliminatória regional participará, seguindo sua conveniência. Os melhores projetos do Desafio Brasil receberão uma viagem para a Universidade de Berkeley, na Califórnia, e poderão ganhar prêmios em dinheiro, no valor de 80.000 Reais (conheça o desafio em www.desafiobrasil2010.com)"

Os três primeiros colocados de ambas categorias receberam horas de uso nos escritórios colaborativos do Ponto de Contato, sendo que os primeiros colocados levaram planos de 50 horas, os segundos, de 20 horas, e os terceiros, de 10.

Leia o regulamento
346110
Cadastre-se

Siga-nos