agenda

Onde o game nunca é over

Todos precisam de um momentinho para relaxar e curtir. Que tal aproveitar a Campus Party para saber um pouco mais sobre a sua diversão favorita? Fique por dentro das tendências do mercado gamer, aprenda como desenvolver jogos, saiba mais sobre open source, como produzir trilhas sonoras e ainda como os games podem ajudar em terapia ocupacional e até na gestão de empresas. 

Palestra
Criação de games mobile: engine, ilustração, vikings e zumbis

Na fila do banco, no ônibus, esperando a carona chegar: mobile games estão presentes em nossas vidas o tempo todo. A palestra expôs as etapas do processo de criação desses jogos, desde o roteiro, passando pela criação de personagens, até chegar à divulgação e monetização do projeto.

Palestrantes

 

André Santee

Diretor técnico da Blackdog Studio e criador da engine Ethanon.

Mesa Redonda
Gamificação do mundo corporativo

Gamificação do mundo corporativo

O Sílvio Santos gameficou o domingo? O Big Brother é uma novela gameficada? Não. A gameficação vai além de incentivos financeiros, mas leva conceitos de motivação por necessidade coletiva. E no sentido de fomentar a competição e o engajamento, os games invadem o mundo corporativo. Jogar facilita o engajamento em qualquer atividade, portanto, transformar atividades com propósito empreendedor em jogos é uma excelente forma de aumentar a eficácia de determinadas ações.

Participantes

Rodrigo Najjar

Formado em Publicidade,  é ator, diretor, pesquisador e documentarista. Trabalha  com pesquisa etnográfica aplicada ao design e criação e dá aulas  de  pesquisa  etnográfica  no  Master “Industrial Design” no Istituto Europeo di Design em São Paulo.

Leandro Montoya

Graduado em História pela USP, com extensão universitária em Videogames, pela PUC-SP. Gerente da Monkey Paulista, loja modelo da maior Franquia de Lan Houses do Brasil. Em 2006 foi responsável pelo relacionamento do Sansung World Cyber Games e lan houses sediantes do campeonato. 

Cacau Guarnieri

Dramaturgo, roteirista de games premiados e estrategista web, atua há mais de 10 anos no mercado digital. Atualmente é sócio-diretor da empresa Ativar! e responsável pelo social game  EuPresidente, da República Popular do Corinthians.

Palestra
MMO: mais do que uma sigla, um universo de possibilidades de entretenimento e negócios

A ludologia aplicada aos videogames

Sem dúvida, um dos gêneros que mais ganham adeptos no mundo gamer são os Massively Multiplayer Online Role-Playing Game, mais conhecidos como MMORPG. Com interessantes e complexos mundos virtuais, eles conquistam multidões de jogadores online.

Palestrante

Gilberto Akisino

Pós graduado em Processamento de Dados, é CEO e Fundador da Gamemaxx, empresa nacional que publica jogos online no estilo MMO.

Palestra
Fazendo do jeito certo: criando jogos sofisticados com DirectX

Fazendo do jeito certo: criando jogos sofisticados com DirectX

Tecnologias vem e vão, mas apenas uma permanece ao longo do tempo: o DirectX. Com o novo Windows 8 à vista, não poderia ser diferente, e, nesta palestra, exploramos esta tecnologia, suas características e recursos, principalmente sob os novos aspectos necessários para a criação de jogos para Windows 8 e a interface Metro.

Palestrante

José Antonio Leal de Farias

CEO da Stairs Game Studio, professor, bacharel em Ciências da Computação pela UFCG, XNA/Directx Microsoft Most Valuable Professional, autor de livros e artigos publicados no Brasil e nos Estados Unidos e programador profissional  há mais de uma década.

Palestra
Transmídia em jogos: o desafio do game design

Transmídia em Jogos: O Desafio do Game Design

Uma mesma história pode ser contada em diferentes mídias como livros, filmes e, é claro, games. Mas para fazer com que a transposição entre a mídia eletrônica e a física leve até o público um entretenimento de ponta, os produtores de game design enfrentam grandes desafios.

Palestrante

Antonio Marcelo Ferreira da Fonseca

Game Designer e fundador do estúdio Riachuelo Games, empresa especializada em jogos de tabuleiro, serious games e jogos para dispositivos móveis. É professor do Núcleo Avançado de Ensino (NAVE) no Rio de Janeiro,  Diretor de Mercado da IGDA Rio. Também é escritor com mais de 15 livros publicados na área de TI e Game Design.

Palestra
Crescimento dos cursos de desenvolvimento de jogos no Brasil

O mercado brasileiro de games já é o 4º maior do mundo, com mais de 35 milhões de gamers. Mas será que nosso país pode oferecer a estes jogadores cursos que os ensinem a criar novos jogos? Uma palestra que expôs o cenário de criação de games no Brasil.

Palestrante

Alvaro Gabriele

Professor e coordenador do Curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais da FATEC Carapicuíba, game designer e produtor de jogos independentes. Especialista em desenvolvimento de roteiros para novas mídias, é formado em Comunicação e mestre em Educação, Arte e História da Cultura.

Palestra
CryEngine 3 x Unreal Engine UDK

CryEngine 3 x Unreal Engine UDK

Nesta palestra, os campuseiros viram os principais recursos das engines mais utilizadas no mundo, inclusive no Brasil, e como fazer a escolha certa para cada plataforma (PlayStation 3, Xbox360, PC, Tablet, IPad, Iphone, Internet).

Palestrante

Edward Silva Filho

Produtor de games, professor, escritor, analista de sistemas, programador, publicitário e cientista.

Palestra
Unreal Engine UDK Mobile

Unreal Engine UDK Mobile

O Unreal Development Kit (UDK) é uma poderosa ferramenta para a criação de jogos 3D produzida pela Epic Games. Chance de ver as características e qualidades dos principais games feitos para mobile com UDK e seus mercados.

Palestrante

Edward Silva Filho

Produtor de games, professor, escritor, analista de sistemas, programador, publicitário e cientista.

Palestra
A ludologia aplicada aos videogames

A ludologia aplicada aos videogames

Por que você é um gamer? O que te faz ligar o console e ficar por horas e horas em frente à televisão? A ludologia aplicada ao mundo dos games tem as respostas certas para essas e outras perguntas.

Palestrante

Kao "Cyber" Tokio

Diretor de eventos da ACIGAMES, professor de design de games e design digital, especialista em Mídias Interativas, programador cultural do Sesc São Paulo, cenógrafo, ilustrador, roteirista e articulista do site Game Cultura e do blog Retro Games Brasil.

Palestra
Terapia ocupacional com games

Terapia ocupacional com games

Sabe aquela história de que videogame faz mal à saúde? Esqueça. A reabilitação virtual através dos jogos digitais é possível graças à união entre videogame e terapia ocupacional, contribuindo para a recuperação de pacientes que enfrentam problemas de mobilidade.

Palestrante

Fábio Galvão e Luiz Gondim

ábio Galvão e Luiz Gondim
Terapeutas Ocupacionais pela Universidade Potiguar (2010), Pós Graduandos em Gerontologia. Atualmente, trabalham na empresa Bem Estar - Reabilitação e Qualidade de Vida. São pesquisadores do uso da Reabilitação Virtual através do videogame, a fim de verificar a sua eficácia como recurso terapêutico ocupacional.ábio Galvão e Luiz Gondim

Terapeutas Ocupacionais pela Universidade Potiguar, Pós Graduandos em Gerontologia. Atualmente, trabalham na empresa Bem Estar - Reabilitação e Qualidade de Vida. São pesquisadores do uso da Reabilitação Virtual através do videogame, a fim de verificar a sua eficácia como recurso terapêutico ocupacional.

 

Palestra
Marcas em games: a nova tendência da indústria de entretenimento

Além de divertir e ensinar, os games também têm outras funcionalidades. Quando usados na publicidade, os advergames podem alcançar um público ainda maior.

Palestrante

Mitikazu Koga Lisboa

CEO da Hive Digital Media, empresa especializada em soluções para social media e entretenimento digital como advergaming e in-game advertising, tem 12 anos de experiência no mercado de games, incluindo passagens por produtoras como Capcom e SNK.

Palestra
Música de games

Quem nunca cantarolou as trilhas sonoras de Sonic, Mario ou Top Gear? Curiosidades, histórias de bastidores e muitas informações sobre as músicas que encantam os gamers.

Palestrante

Thiago Adamo

Compositor e produtor de trilhas sonoras para jogos de videogames. Foi responsável por um tributo a músicas do Gears of War, distribuído junto com o lançamento nacional do jogo.

Cristiano Prazeres

Formado em Comunicação Social com ênfase em Rádio e TV, Cristiano é produtor de áudio e sound designer há mais de 12 anos. É dono do Maximal Studio e desenvolve vários serviços de áudio e pós-produções em vídeo, como locuções, dublagens, produção de trilhas e efeitos sonoros, para vários tipos de mídia e jogos eletrônicos.

Palestra
Introdução ao Unity

Introdução ao Unity

Unity (também conhecido como Unity 3D) é uma engine 3D que permite o desenvolvimento de  jogos utilizando linguagens como JavaScript, C# e Boo (derivado de Python) para computadores e dispositivos móveis.

Palestrante

Thiago Bertoni

Game Designer, artista de computação gráfica (CG), programador e professor de CG, especialista em programas como Autodesk Maya e a poderosa e popular engine de desenvolvimento de jogos, a Unity 3D. Em seu trabalho, utiliza ambos para criar jogos.

Mesa redonda
Videogames como campo de estudo

Videogame como campo de estudo

Tendo alcançado o posto de segundo maior mercado do mundo, a indústria dos videogames desperta cada vez mais interesse não apenas entre os gamers. Nos últimos anos, diversas teorias e estudos surgiram no meio acadêmico para aprofundar os conhecimentos sobre jogos digitais. Uma mesa redonda onde pesquisadores expuseram suas visões e teorias sobre o mundo dos games.

Palestra
PlayerNet: a rede social gamer

As redes sociais são excelentes para conhecer amigos, fazer contatos profissionais e ainda divulgar qual foi o último jogo que você zerou. Agora imagine isso tudo em uma rede social voltada exclusivamente para os gamers e, melhor ainda, totalmente brasileira! Pois esta é a PlayerNet.

Palestrante

Marcelo Pudell

CEO da PlayerNet, e do Blog da PlayerNet. Gamer desde os 5 anos de idade, é colecionador de todo o tipo de objetos relacionados a games.

Palestra
Recuperação de pacientes através da Robótica e de games

Recuperação de pacientes através da robótica e de games

Não é novidade que a Robótica está sendo aplicada na saúde. Porém, não é só dentro da sala de cirurgias. Nesta palestra vimos a apresentação das pesquisas da área de reabilitação robótica em conjunto com a utilização de jogos eletrônicos para motivar os pacientes e promover uma recuperação mais eficaz e divertida.

Palestrante

Kléber de Oliveira Andrade

Graduado em Ciências de Computação pela EEP com mestrado em Engenharia Mecânica na EESC/USP. Atualmente é aluno de doutorado na EESC/USP e um dos sócios do portal de desenvolvimento de Jogos Ponto V!.

Palestra
Jogos digitais e... política?

A desenvolvedora Give Me Five do game Dilma Adventures falou sobre o processo criativo deste que é um dos pioneiros a misturar jogos digitais e política. Sucesso durante as últimas eleições à presidência do Brasil, o jogo teve mais de 1,5 milhão de acessos.

Palestrantes

Roberto Guedes e Alex Leal

Produtores de jogos, eles têm, entre suas criações, o Dilma Adventure e o Jogo Justo na Ilha dos Impostos, sucessos absolutos entre seus públicos.

Debate
Games na educação: apertando o start

Games na educação

Os games estão se tornando verdadeiras plataformas de aprendizagem. Trata-se de uma metodologia inovadora em contextos diferenciados, baseado em desafios e em um método de educação chave para o século XXI. Os games na educação contribuem com o desenvolvimento de diversas habilidades, com a construção do conhecimento de forma interativa e divertida e tem o objetivo de contribuir com situações de aprendizagem que propiciem vivências significativas a partir da construção de modelos dinâmicos do mundo real. Mas afinal, como planejar aulas com games? Quais as vantagens em usar games na educação e que tipos posso usar? Como avaliar o aprendizado? Que práticas já estão sendo realizadas com esse recurso? Este debate norteou estas questões e estimulou a reflexão coletiva sobre o tema.

Participantes

Lynn Alves (UNEB)
Luciano Meira (UFPE / Projeto OJE)

Palestra
Distribuição digital de games na América Latina

Distribuição Digital de Games na América Latina

Fazer o download de um jogo, pagar por ele e ainda poder jogar online com inúmeros jogadores. Tudo isso em poucos cliques, graças a um sistema de distribuição digital de jogos que é voltado exclusivamente para o mercado brasileiro. Uma palestra que mostrou como o rápido crescimento deste meio irá impulsionar a indústria de games no país e na América Latina de forma surpreendente.

Palestrante

Thiago Diniz

Formado em Jogos Digitais pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em importantes projetos na área de games como a Plataforma de Distribuição Digital Direct2Drive. Além disso, já foi campeão mundial no RTS Battle For Middle Earth 2.

Palestra
Kinect e natural user interfaces

Como o Kinect funciona?

Desmontar brinquedos só pra ver como eles funcionavam era uma diversão e tanto, não era? O problema é que na hora de montar geralmente sobravam alguns parafusos. Essa palestra contou tudo sobre uma das mais revolucionárias invenções do mundo gamer.

Palestrante

Mauricio Tadeu Alegretti (“Malegra”)

Alegretti é um Microsoft Xbox Most Valuable Professional (MVP), consultor de arquitetura de sistemas com mais de 15 anos de experiência e empresário nas áreas de desenvolvimento de software.

Oficina
Desenvolvendo jogos PC e Smartphones com Unity

Desenvolvendo jogos PC e Smartphones com Unity (CSI)

Conhecemos as práticas de desenvolvimento de jogos em 2D e 3D, tanto para computadores, como para dispositivos móveis, utilizando esta bela engine!

Palestrante

Thiago Bertoni

Game Designer, artista de computação gráfica (CG), programador e professor de CG, especialista em programas como Autodesk Maya e a poderosa e popular engine de desenvolvimento de jogos, a Unity 3D. Em seu trabalho, utiliza ambos para criar jogos.

Palestra
O uso do HTML5 nos games

Essa palestra expôs como o HTML5 pode ser uma excelente plataforma, tanto para jogos para a web quanto para dispositivos móveis como iPhones e Androids. Exemplos práticos e dicas de programação para ajudar a criar seu próximo jogo multiplataforma com esta nova tecnologia.

Palestrante

José Antonio Leal de Farias

CEO da Stairs Game Studio, é bacharel em Ciências da Computação pela UFCG, XNA/Directx Microsoft Most Valuable Professional e professor. É também autor de livros e artigos publicados no Brasil e nos Estados Unidos.

Palestra
Indie Games

Indie Games

Jogos produzidos por empresas independentes têm ganhado cada vez mais espaço graças a produções de qualidade impressionante. Exemplo disso é a Ace Team, empresa que produziu Zeno Clash, eleito pela revista PC Gamer como um dos 100 melhores jogos já criados, e desenvolvedora de Rock Ages, premiado como Jogo Mais Original de 2011 pela Insider Game Awards, premiação organizada pelo site Machinima.com. O título concorreu com nomes de peso, como o blockbuster L.A. Noire.

Palestrante

Carlos Bordeu

Um dos fundadores da ACE Team (um estúdio de desenvolvimento chileno que publica títulos de jogos para consoles e PC gene atual) e trabalha como co lead-designer e artista, entre outras coisas. Trabalha com desenvolvimento de jogos desde 1989, fundando a Ace Team ao longo dos anos 90. Eleé um dos lead-designers de “Zeno Clash" - e 'Rock of Ages”.

Debate
Social games: a gamificação do mundo

gamificação

Televisão, publicidade, celulares, mídias sociais. Esta foi uma discussão sobre como a lógica dos games invadiu as redes sociais, a mídia e as nossas vidas.

Debatedores

Guilherme Tsubota

Começou a trabalhar na área como ator e dublador. Já foi locutor comercial e Voice Concept, realizando a criação de personagens para TV Ratimbum como: Bernardo, nos Caça-Livros e o Dudu, no desenho Gelê.

Bruno André Mikoski

Co-fundador e diretor criativo da Monster Juice, empresa focada em desenvolvimento de games e vencedora do prêmio de melhor jogo mobile da América Latina na BGS2011. Foi responsável pelo desenvolvimento de social games na Techfront (Quepassa.com) e coordenador de desenvolvimento RIA na JWT/Casa.

Palestra
Como criar um First Person Shooter

Os jogos em primeira pessoa tornaram-se febre na última década e fizeram com que inúmeros títulos chegassem às prateleiras. Mas como criar um jogo deste gênero que consiga ser criativo e inovador ao mesmo tempo?

Palestrantes

Rafael Rodrigues

Produtor executivo da Aquiris Game Experience, já desenvolveu mais de 20 games para empresas multinacionais como Goodyear, Nestlé, Cartoon Network, Coca-Cola, Warner Bros e Rede Globo.

Arthur Bobany de Queiroz

Formado em Design Gráfico, trabalha como Lead Game Designer na Aquiris Game Experience. Já foi Level Designer para a Ubisoft no estúdio de Porto Alegre e lançou o livro "Videogame Arte".

Palestra
Girls of War: Videogame não tem gênero

Quando criança elas preferiram o joystick à Barbie, conheceram – e se apaixonaram - por vampiros jogando Castlevania e, ao invés de brincar de casinha, jogavam videogame. Pela primeira vez juntas num evento, as Girls of War contaram toda a sua história.

Palestrantes

Equipe Girls of War

O blog Girls of War foi criado em 2008 por Carla Rodrigues e Bruna Torres. Depois, Clarice dos Santos, Viviane Werneck, e Rebeca Gliosci entraram para a equipe, que fala de games com textos carregados de opiniões pessoais e bom humor.

Palestra
Jogos para dispositivos móveis e redes sociais

Foi-se o tempo em que somente consoles e arcades eram sinônimos de games. Hoje, para alegria geral dos gamers, é possível jogar em qualquer lugar, a qualquer momento e com pessoas de várias partes do mundo através de dispositivos móveis e redes sociais.  Uma palestra sobre o que está rolando nesse novo cenário.

Palestrante

Guilherme Tsubota

CEO e co-fundador da 8D Games, é especialista em jogos mobile. Já atuou em diversos projetos como jogos para PC, web, MMO, tabuleiro e outros.

Palestra
Programação para Atari 2600

Programação para Atari 2600

O objetivo da palestra era valorizar o esforço dos programadores que criaram os jogos clássicos do Atari 2600. Uma apresentação básica da arquitetura (em particular das limitações de CPU/memória e do chip TIA), montagem e rodagem, em um emulador, de um pequeno experimento, demonstrando a complexidade envolvida na criação de um jogo completo.

Palestrante

Carlos Duarte do Nascimento

Matemático pelo IME/USP e Gerente de Produto no Apontador, faz "artesanato" de software há 20 anos, defendendo plataformas e conteúdo livres.

Palestra
Criando (e vendendo) seu primeiro game: o case do Kid Chameleon Remake

Nos últimos anos, alguns jogos clássicos que ajudaram a escrever a história dos videogames estão ganhando novos gráficos, cores e sons, graças às novas tecnologias e ao amor que os gamers sentem por estes títulos. Exemplo disso é o Kid Chameleon Remake, versão 3D do clássico jogo lançado para Mega Drive em 1991.

Palestrante

Diego Leão

Diretor da Gameblox Interactive, palestrante e empreendedor. Decidiu desenvolver games após anos no mercado de softwares corporativos, onde adquiriu experiência de como se manter no mercado ou simplesmente criar um jogo bem sucedido.

Mesa redonda
Evolução dos games do Brasil

Evolução dos Games do Brasil

Um debate que ilustrou os principais momentos da história do videogame no Brasil. Os campuseiros puderam voltar no tempo e lembrar de quando pegou em um joystick pela primeira vez ou quando era preciso assoprar o cartucho e instalar a caixinha conectora video/TV para poder jogar.

Palestra
Game design e social design: criação dinâmica de um herói social

Como funciona a dinâmica e a narrativa dos games e de que modo a temática social pode ser inseridas nos jogos.

Palestra
Convergência das Plataformas de Jogos: o que esperar das futuras gerações

A evolução vertiginosa dos jogos é algo que ganha cada vez mais velocidade, deixando gamers ao redor do mundo completamente ansiosos pelas novas possibilidades que as próximas gerações irão nos trazer.

Palestrante

Richard Cameron

Country Manager da NVidia no Brasil.

Palestra
A Revolução das GPUs

As placas de vídeo estão cada vez mais sofisticadas, apresentando desenpenhos incríveis e nos colocando em total imersão tridimensional. Uma palestra que expôs porque as GPUs são o mais próximo que podemos chegar do futuro.

Palestrante

Arnaldo Tavares

Business Development Manager NVidia.

Competições

Xbox 360
Super Street Fighter IV: Arcade Edition

O clássico que redefiniu os jogos de luta voltou à Campus Party! Esta era a chance para conseguir aquela tão esperada revanche que ainda estava engasgada desde a edição de 2011. Quem tem medo do Evil Ruy? ROUND! ONE! FIGHT!

Xbox 360
Mortal Kombat

Mortal Kombat

O jogo de luta mais polêmico dos anos 90 vai invadiu a Arena da Campus em um campeonato cheio de Fatalities, Babalities e muitas Flawless Victories! Os campuseiros escolheram seus lutadores preferidos, desafiaram seus oponentes e reviveram toda a magia dos acontecimentos de MK, MK II e MK3, recontados neste que é o nono jogo da série.

Xbox 360
Forza 4

Forza 4

Para os amantes da velocidade é impossível ficar indiferente ao ronco de um motor possante. Em Forza 4 você pode escolher mais de 500 carros diferentes, todos licenciados por 80 montadoras, e acelerar fundo como se não houvesse amanhã! Neste campeonato, venceu quem fez mais oponentes comerem poeira!

PC
Starcraft II

Super Street Fighter IV: Arcade Edition

Se o maior campeonato de games do mundo tem Starcraft II, por que Arena da Campus Party não teria? Os campuseiros mostraram toda a sua habilidade neste que é o maior clássico de jogos de estratégia de todos os tempos! Um campeonato organizado pela WP games!

PC
Combat Arms

Combat Arms

Um dos jogos FPS online mais jogados em todo o Brasil caiu atirando na Arena da Campus Party! A Level Up! realizou o campeonato deste que é  um dos games de ação em primeira pessoa que já bateu recordes com mais de 21 mil jogadores simultâneos e mais de 1 milhão de usuários cadastrados.

PC
League Of Legends

League Of Legends

Um dos MOBA mais jogados mundialmente também teve um campeonato próprio dentro da Arena. Os campuseiros com as melhores estratégias batalharam até o último minuto pela vitória neste campeonato que foi realizado pela WP Games!

Xbox 360
PES 2012

PES 2012

Entrar na área pela ponta direita, driblar dois zagueiros e chutar forte, cruzado, sem chances para o goleiro! Marcar gol em PES 2012 é sentir a mesma emoção que toma conta dos jogadores no maior momento do futebol. Neste campeonato, os campuseiros demonstraram que tem garra em campo!

350657
Cadastre-se

Siga-nos